Vinho Tinto La Grange Daniel Rouge 2022
até R$ 153,45no clube cellar
não sócios:
Aplique PRIMEIRA10 e tenha 10% OFF na primeira compra
Aproveite FRETE GRÁTIS para Capital de SP em compras acima de R$400
+5% OFF no PIX
Para a produção de vinho tinto é necessário, primeiramente, uvas tintas como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, entre outras. Depois de colhidas, as uvas são prensadas para a extração do suco. O produtor, nesse momento, pode optar por realizar a maceração, ou seja, o contato da parte sólida (peles e engaços), com a parte líquida. O objetivo desse processo é a extração de cor. Em seguida, esse mosto segue para a fermentação alcoólica onde o açúcar natural da uva se transforma em álcool. Após a fermentação, o líquido pode ou não estagiar em madeira, dependendo do objetivo do produtor ou regulamentação da região. Os vinhos tintos podem apresentar coloração que varia entre o violáceo, o rubi ou o granada, quando envelhecidos. Os aromas mais comuns desse tipo de vinho são os de fruta vermelha, fruta negra, o floral como a violeta e, se passados em madeira, as notas mais comuns são baunilha, cravo e cedro. Na maturidade, encontramos nos vinhos tintos aromas de couro e alguns toques terrosos.
Vinhos tintos produzidos com uvas como Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat, ou outras uvas com bastante tanino, podem harmonizar muito bem com carnes vermelhas, massas com molho vermelho, queijos maduros e pratos a base berinjela. Já tintos elaborados com uvas como Gamay, Pinot Noir e Grenache, podem ser boas combinações para pratos com peixes como o atum, carnes vermelhas magras, pratos à base de cogumelo e charcuterie.
Vinhos tintos mais leves como aqueles feitos com as uvas Gamay e Pinot Noir, podem ser servidos entre 12 e 13 graus. Já tintos mais encorpados, ou mesmo passados em barrica, como aqueles produzidos com a Cabernet Sauvignon, Tannat e Malbec o indicado é servir entre 15 e 18 graus.
A taça de vinho tinto, em geral, é mais alta e bojuda pois muitos tintos precisam desse espaço para concentrarem todos os seus aromas. Via de regra, a melhor taça é aquela feita de cristal. O cristal é um material poroso que, ao girarmos o vinho taça, as moléculas de aroma do líquido se quebram e se volatizam, ou seja, sentimos mais das notas do vinho. Na Cellar, temos com exclusividade as taças Grassl Glass, consideradas as melhores do mundo. Para vinhos tintos encorpados e tânicos, como aqueles feitos em Bordeaux, sugerimos a Grassl 1855. Já para os tintos produzidos com a cepa Pinot Noir e Nebbiolo, por exemplo, indicamos a Grassl Cru.
A Cellar Vinhos orgulha-se de trazer ao mercado brasileiros apenas produtores extremamente comprometidos com a cadeia produtora, o meio ambiente a pureza da fruta em seus vinhos. Trabalhamos com vinícolas de diferentes países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Argentina. Entre os produtores de vinho tinto mais aclamados de Cellar temos, Alex Foillard, Bonnet Cotton, Chiara Condello, Domaine Jean Fournier, Domaine Mosse, Domaine Saint-Cyr, Fabien Jouves, Giovanni Rosso, Giulia Negri, entre outros.