Aplique PRIMEIRA10 e tenha 10% OFF na primeira compra
Aproveite FRETE GRÁTIS para TODO o BRASIL em compras acima de R$400
+5% OFF no PIX
A taça de vinho tinto, em geral, é mais alta e bojuda pois muitos tintos precisam desse espaço para concentrarem todos os seus aromas. Via de regra, a melhor taça é aquela feita de cristal. O cristal é um material poroso que, ao girarmos o vinho taça, as moléculas de aroma do líquido se quebram e se volatizam, ou seja, sentimos mais das notas do vinho. Na Cellar, temos com exclusividade as taças Grassl Glass, consideradas as melhores do mundo. Para vinhos tintos encorpados e tânicos, como aqueles feitos em Bordeaux, sugerimos a Grassl 1855. Já para os tintos produzidos com a cepa Pinot Noir e Nebbiolo, por exemplo, indicamos a Grassl Cru.
Vinhos brancos, em geral, são servidos a uma temperatura mais baixa do que os tintos, portanto, é bastante comum usarmos taças menores, justamente para que o vinho não aqueça. Na Cellar temos disponível a taça Grassl Glass, considerada a melhor do mundo. As opções de taças Grassl para vinhos brancos são a taça Versatile e a taça Liberté. Agora, se o foco da sua degustação for vinhos brancos mais complexos e passados em madeira, como os da Borgonha, indicamos também a taça Grassl Cru.
As taças Grassl Glass são consideradas as melhores do mundo pela sua técnica de produção artesanal e por serem construídas de uma forma que a experiência com o vinho seja da maneira mais perfeita. As taças Grassl são produzidas à mão na Suíça e são trazidas ao Brasil com exclusividade pela Cellar Vinhos. Cada tipo de taça é idealmente produzida para acompanhar tipos específicos de vinho.
A taça correta melhora a experiência ao redor do vinho. Em termos de espessura, taças mais finas são melhores do que as mais grossas, por conta da temperatura do vinho. A temperatura precisa ser sentida nos lábios, antes de colocarmos o vinho em boca. Além disso, quanto falamos de material, o cristal é melhor que o vidro. Isso porque o cristal é um material poroso e, ao girarmos o vinho na taça, as moléculas de aroma se quebram e se abrem, e conseguimos sentir melhor as notas do vinho.
O Decanter é um objeto bastante usado no serviço do vinho. Ele tem dois usos principais, a aeração e a própria decantação. Aerar o vinho é deixar o líquido em contato com o oxigênio para que seus componentes aromáticos possam se abrir. O tempo de aeração pode variar de vinho para vinho. Por isso, na dúvida decante. Apenas vinhos muito antigos e frágeis podem sofrer com o excesso de oxigenação. Decantar é separar a parte sólida do restante do líquido. Um vinho pode conter borras finas pela passagem do tempo. No geral, o tanino presente nos tintos se solidifica e se dissipa, formando uma borra. Mas não se preocupe a borra não causa nenhum dano ao vinho e à nossa saúde.