<strong>Vinhos Biodinâmicos:</strong> pureza e energia na taça. Saiba mais nesse artigo!
Vinhos Biodinâmicos: pureza e energia na taça. Saiba mais nesse artigo!

 

VINHOS BIODINÂMICOS

Baseada na filosofia do austríaco Rudolf Steiner, a agricultura biodinâmica nasceu como resposta à intensificação do uso de fertilizantes químicos na agricultura europeia no começo do século XX. Hoje é um conceito seguido por alguns dos melhores enólogos do mundo.

Entre as práticas da agricultura biodinâmica no vinhedo estão os preparos naturais, que são numerados de 500 a 508 de acordo com o composto natural e a sua utilização. O preparo 501, por exemplo, é uma mistura de quartzo moído e misturado com água pura, como uma pasta, dentro de um chifre de boi, que é enterrado na primavera e desenterrado no outono quando então a mistura é borrifada na plantação, sua utilização é para potencializar a luz solar e melhorar a estrutura, o desenvolvimento, a qualidade e resistência das plantas. Os preparos incluem misturas curiosas envolvendo cascas de carvalho, camomila e até mesmo urtiga. Entre seus objetivos estão a melhora da absorção de nutrientes pelas raízes, a eliminação de fungos e pragas e a estimulação da fotossíntese. Finalmente, um calendário astrológico, criado por Maria Thun, é seguido e respeitado, onde a colheita, vinificação e engarrafamento do vinho se dão em fases corretas da lua. Inclusive existem dias melhores para se degustar vinhos, sendo os dias de "flor" e "fruto", pois os vinhos ficam mais abertos e expressivos.

Veja o calendário Biodinâmico aqui

A despeito da complexidade e do esoterismo, o conceito pode ser definido de forma simples e muito plausível: é a ideia de que uma agricultura livre de insumos químicos, diversificada e em harmonia com a natureza torna os solos, plantas e animais daquele ecossistema mais saudáveis e resilientes à doenças. E embora existam céticos, produtores biodinâmicos afirmam observar claros benefícios em seus vinhos, que se tornam mais finos e vibrantes, já que as uvas atingem uma maturação mais completa e correta, onde o nível de açúcar ideal é alcançado juntamente com a maturação fisiológica da uva. Alguns dos grandes vinhos do mundo são produzidos assim.

Como profissionais do vinho, nós na Cellar notamos uma pureza de fruta e energia excepcional em vinhos biodinâmicos. Contudo, nenhuma filosofia substitui o talento de um produtor. Para fazer um bom vinho, não basta seguir uma série de regras- é necessário talento, intuição e muito trabalho. Não existe certificação que garanta isso, e por isso a curadoria bem feita importa tanto!

Clique aqui para conhecer a seleção completa de vinhos biodinâmicos do nosso portfólio.

Digital Hub - Soluções inteligentes para e-commerce